Se você está ansioso para combinar sua refeição favorita com um bom vinho, então é preciso ter um conhecimento extenso sobre como combinar o vinho e a comida de forma correta.
Se você não conseguir fazer isso, estará estragando toda a diversão. Na verdade, estará estragando o gosto do melhor vinho de qualidade e do melhor item de comida.
As más qualidades que você pode introduzir por meio de combinar vinho e comida de forma incorreta incluem doçura extra, amargura, propriedades alcoólicas e sabores metálicos indesejáveis.
Você pode facilmente adotar vários métodos infalíveis para combinar comida e vinho de forma correta.
Em primeiro lugar, você deve lembrar que a comida e o vinho que você deseja combinar devem ter características semelhantes. Você deve pensar em um porter se quiser ter vinho tinto no almoço ou jantar.
A razão é que ambos esses itens têm sabores fortes. Não deve misturar e combinar comida e vinho que consistem em características diferentes umas das outras. A maioria das pessoas tenta combinar vinho doce com carne e acaba obtendo resultados indesejáveis.
Misturar vinho e comida de características diferentes será uma experiência muito ruim para você. A combinação adequada trabalhará para proporcionar um elemento distinto e agradável à sua experiência geral de beber e comer.
Os especialistas acreditam que o vinho com gosto cítrico combina bem com frango temperado com molho de manteiga e alho. Você simplesmente vai adorar o resultado.
Você deve seguir certas regras antes de começar a preparar novos pratos para vinhos com sabor de álcool elevado. Vinhos com sabor de álcool elevado devem ser combinados com pratos grelhados, como carnes grelhadas.
Se você acabar de combinar o seu vinho favorito com um prato de sabor leve, as chances são de que o vinho vai dominar o prato. Você vai acabar sentindo que só está tendo um copo de vinho por tanto tempo.
Se você gosta de vinhos com muito tanino, então deve combiná-los com pratos ricos em sódio ou proteínas.
Você também pode desfrutar de vinho de sobremesa misturando vinho doce com sua sobremesa favorita que é doce em quantidade moderada. Não procure por doces que tenham muito conteúdo de açúcar. Isso sobrecarregará o seu prato.
Você também deve confiar em seus próprios instintos antes de combinar alimentos e vinhos juntos. Tente descobrir o que você quer beber e comer. Em seguida, deslize algum vinho e dê uma mordida no alimento que você preparou para descobrir o que combinará com seus papilas gustativas.
Você não deve optar por um vinho que você não gosta ou um prato que você nunca experimentou antes. Experimentar é bom, mas não tente escolher algo que possa lhe dar um gosto ruim.
As melhores combinações de alimentos e vinhos resultam de muita pesquisa e experimentação. Você deve aprender muito sobre vinho, diferentes tipos de culinária e os resultados que essas combinações fornecem. Com certeza você será capaz de fazer ótimas combinações se fizer algum esforço de pesquisa.