A uva Chardonnay é o tipo mais popular de vinho branco, encontrado em todo o mundo. O sabor, gosto e aroma dele variam, dependendo de onde foi feito e dos métodos de processamento usados.
O Chardonnay tem uma variedade de estilos e sabores diferentes e permanece sendo um tipo importante de uva. Como resultado de sua popularidade, este vinho fino se espalhou por toda a Europa e outros locais do mundo, como Austrália e Califórnia.
À medida que cada vez mais produtores de vinho descobriam o Chardonnay, o vinho fino começou a se desenvolver muito bem na África do Sul e em outras áreas também.
Como é um vinho sem aroma, o carvalho parece funcionar muito bem com ele. Os mais ricos e complexos são os Chardonnay americanos e franceses, que também estão entre os vinhos brancos mais preferidos.
Embora sofra com a fadiga, o sabor e a riqueza deste vinho o manterão amado por muitos anos.
Onde surgiu o Chardonnay?
O Chardonnay tem origem na área de Burgundy e Champagne, na França. Embora o vinho branco de Burgundy seja popular e preparado com Aligote, uma uva menos conhecida, o fato é que o vinho branco de Burgundy não pode ser feito sem o uso da uva Chardonnay. Isso mostra que as uvas Chardonnay têm mais de algumas utilizações.
Como são as uvas Chardonnay?
A aparência das uvas Chardonnay é de cor verde com cascas finas. A uva é resultado da uva Pinot e Croatian Blanc, que são extintas até hoje.
O Chardonnay, por outro lado, ainda é popular, fermentado e envelhecido usando barris de carvalho que ajudam a destacar o sabor de baunilha pelo qual o vinho é conhecido. Também pode ser envelhecido e fermentado usando garrafas, embora não envelheça tanto quanto o vinho tinto.
Qual a melhor combinação?
Quase todos os vinhos Chardonnay são considerados gelados, o que os torna muito bons com pratos que contêm manteiga e queijos. Os vinhos também têm menos teor de ácido, o que os torna bons com frutos do mar também.
Há muitos alimentos que você pode combinar com o Chardonnay, o que o torna tão popular. Muitos restaurantes finos servem isso, especialmente restaurantes italianos e de frutos do mar.
A uva Chardonnay também pode ser usada na fabricação de champanhe e outros tipos de vinhos espumantes. Embora o vinho Chardonnay seja o uso mais popular, há vários outros usos para a uva que levam a alguns vinhos verdadeiramente finos.
O carvalho também é frequentemente usado com o vinho, o que lhe dá alguns ótimos sabores enquanto envelhece. Embora possa ser um pouco caro, ainda é um dos tipos de vinho mais preferidos.
Você pode encontrá-lo em qualquer loja de vinho ou de bebidas alcoólicas, tornando-o uma ótima adição à sua coleção de vinhos ou bebidas.